COBIT vs ITIL
COBIT vs ITIL: Entender as Diferentes Frameworks
Quando se fala de frameworks de ITSM, a maioria das pessoas pensa logo no ITIL. No entanto, o ITIL não é a única framework do ITSM. Isto porque, existem muitas outras frameworks amplamente usadas e uma das que mais se distingue é o COBIT.
Mas, será que precisamos de mais do que uma framework de ITSM? Afinal, quão diferentes poderiam ser as duas alternativas? Ao comparar o COBIT com o ITIL, eles parecem bastante semelhantes, mas se olharmos mais de perto, há algumas diferenças claras.
COBIT vs ITIL: Visão Geral das Frameworks
O que é o COBIT?
COBIT – Control Objectives for Information and Related Technologies – é, assim, uma estrutura de governança de TI desenvolvida pela Information Systems Audit and Control Association (ISACA). Introduzido pela primeira vez em 1996, o COBIT é, assim, um conjunto de directrizes e práticas projectadas para ajudar as organizações a obter o máximo dos seus recursos de TI.
O COBIT combina o TI com objectivos de negócios mais amplos, ajudando, assim, as organizações a desenvolver e implementar estratégias de gestão e governança de informações para apoiar os objectivos das organizações. Por fim, a framework COBIT está em desenvolvimento activo, e a versão mais recente foi lançada em 2019.
Para além disso, uma grande diferença entre o COBIT e outras frameworks é o seu foco na segurança da informação, gestão de risco e governança. De acordo com a ISACA, o COBIT ajuda as organizações a construir e manter um sistema de governança eficaz, incluindo processos, estruturas organizacionais, políticas e procedimentos, fluxos de informação, cultura, aptidões e infraestrutura.
Por outro lado, o documento “COBIT 2019 Introduction and Methodology“, deixa claro que o COBIT não é uma:
- descrição completa do ambiente de TI completo de uma organização,
- estrutura para organizar processos de negócio,
- estrutura técnica para gerir a tecnologia,
- receita para tomar decisões de TI.
Ao contrário, o COBIT concentra-se nos aspectos de governança de TI de alto nível, ou seja, o COBIT define os tipos de decisões a serem tomadas, quem deve tomá-las e como.
O que é o ITIL?
ITIL – Information Technology Infrastructure Library – é, assim, uma framework de melhores práticas para entregar e gerir os serviços de TI. O ITIL foi, assim, inicialmente desenvolvido em 1980 pelo governo do Reino Unido. Este pertence à Axelos, uma joint venture entre o UK Cabinet Office e a Capita.
O ITIL é, acima de tudo, a framework mais utilizada para entregar ITSM. Isto porque, a framework fornece um conjunto unificado de melhores práticas para ITSM com base em extensas pesquisas e contribuições dos sectores público e privado em todo o mundo nos últimos 40 anos. Por fim, o ITIL também está activamente a ser desenvolvido e a versão mais recente – ITIL 4 – foi lançado em 2019.
Ainda mais, a framework ITIL está dividida em cinco componente:
- Estratégia – entender os objectivos de negócio e as necessidades do cliente
- Design – planear a entrega dos objectivos de negócio por meio do TI
- Transição – substituir serviços de TI desactualizados por novos serviços
- Operação – entrega, gestão e suporte de serviços de TI
- Melhoria contínua do serviço – melhorar e refinar os serviços/entrega de TI ao longo do tempo.
Assim, organizações em todo o mundo usam o ITIL para projectar, implementar e fornecer serviços de TI alinhados às necessidades do negócio e para garantir que os serviços de TI suportam as iniciativas do negócio e o crescimento das organizações.
ITIL vs COBIT: Quais são as diferenças?
Em termos simples, o COBIT ajuda as organizações a determinar o que precisam fazer, enquanto o ITIL fornece o guia de como as iniciativas e serviços podem ser entregues.
Assim, por causa das diferentes atribuições, existem algumas diferenças fundamentais entre o COBIT e o ITIL:
-
- O ITIL concentra-se fortemente no ITSM, enquanto o COBIT considera toda a organização
- O ITIL é mais operacional, com o foco na gestão da entrega de serviços, enquanto o COBIT é mais estratégico, com maior foco na governança
- O ITIL visa optimizar os serviços de TI para melhor apoiar o negócio, enquanto o COBIT visa alinhar as metas e os valores de TI com os objectivos de negócio.
Em suma, tudo isto leva à questão: é mesmo a questão de um ou do outro?
Qual framework de ITSM é ideal para sua organização?
Quando se trata de COBIT vs ITIL, um não substitui o outro. Assim, muitas organizações usam ambos:
- Usam o COBIT para alinhar as metas de TI com os objectivos de negócio e garantir que as organizações obtêm o máximo valor (e risco mínimo) dos recursos de TI.
- Usam o ITIL para projectar, construir e refinar um serviço de TI que seja eficiente, eficaz e suporte às necessidades e iniciativas de negócio.
Assim, será que a sua organização deve usar ambos? Depende.
Assim, para organizações muito grandes, ou muito regulamentadas, que exigem um grande foco em governança, pode fazer sentido usar o ITIL e o COBIT. Esta é efectivamente uma solução completa para o ITSM, que garante que os recursos de TI são alocados de forma consistente e de acordo com os objectivos da organização. No entanto, para a maioria das organizações em particular as PMEs- o debate COBIT vs ITIL é mais claro. Isto porque, o ITIL 4 já inclui um foco suficiente em governação, tornando o COBIT uma complicação desnecessária.