ITIL vs DevOps

ITIL vs DevOps – As equipas de TI aproveitam uma grande variedade de frameworks para orientar, dessa forma, o seu trabalho. As equipas de TI usam mais frequentemente as frameworks ITIL e DevOps, mas existem outras como, por exemplo, COBIT, SIAM, IT4IT, lean, entre outras.

Dado a grande varieada de frameworks, decidimos apenas abordar as 2 frameworks que mais influenciam, dessa maneira, as equipas de TI modernas – ITIL e DevOps – assim como uma abordagem comum para ITSM.  Vamos começar por definir alguns termos chave.

ITIL vs DevOps

 

ITIL – ITIL Vs DevOps

ITIL é a abordagem mais amplamente aceite para o ITSM. O ITIL concentra-se em práticas para alinhar os serviços de TI com as necessidades do negócio. Este pode ajudar as organizações a se adaptarem à transformação e mudanças contínuas. O ITIL 4, é a mais recente actualização dos padrões ITIL. Esta representa uma mudança no paradigma para as equipas de TI. O ITIL orienta as equipas para um quadro de referência holístico, comercial e de valor para o cliente. Para além disso, incentiva uma abordagem mais flexível com base em como a equipa trabalha. Os ITIL 4 Guiding principles promovem a colaboração, simplicidade e feedback.

O ITIL é muitas vezes mal interpretado como sendo “as regras”, em vez de um guia, que está aberto à  interpretação.

No entanto, só porque precisamos de usar processos e documentos no trabalho, não significa que temos de gerar grandes quantidades de registos e sobrecarga burocrática. Ou seja, não há desculpa para  se esconder atrás de processos ou das “regras” do ITIL.

DevOps – ITIL Vs DevOps

O DevOps enfatiza a entrega acelerada de serviços de TI facilitada, dessa forma, por práticas agile e lean. O DevOps melhora a colaboração entre as equipas de desenvolvimento e operações de TI, para que as organizações possam criar, testar e lançar software, dessa forma mais rápida e confiável. Os benefícios prometidos incluem, por exemplo, mais confiança no lançamento de software mais rápidos, capacidade de resolver problemas críticos rapidamente melhorar a gestão de trabalho não planeado.

Embora o DevOps inclua o desenvolvimento contínuo, integração e entrega automatizada, o conceito baseia-se na construção de uma cultura de colaboração entre as equipas que historicamente funcionam em silos. Muito do contexto e carácter por detrás do DevOps é sobre as equipas se afastarem das divisões antigas e trabalharem juntas- de forma colaborativa. Infelizmente, isto é visto apenas como pertencente ao “Dev” e não à “Ops”.

O ITIL e o DevOps são muitas vezes lançados um contra o outro, como uma decisão “um ou o outro” – “Somos uma casa de ITIL ou DevOps”. Isto porque, existe uma confusão sobre o que o ITIL e o DevOps podem oferecer e como podem trabalhar juntos. Equipas modernas e de alto desempenho percebem que precisam das 2 frameworks, que precisam de trabalhar de maneiara mais inteligente e rápida, mas também precisam de processos e controlo.

Assim, o importante agora é perceber que o melhor é usar elementos das duas frameworks. O DevOps é muito mais do que apenas desenvolvimento automatizado, pois promove a importância da colaboração e uma cultura livre de culpa. Por outro lado, o ITSM e o ITIL não devem ser classificados como um fardo administrativo, mas usadas de maneira ágil para atender às necessidades exclusivas de cada organização.

 

ITSM – ITIL Vs DevOps

 

A ITSM ou gestão dos serviços de TI é simplesmente como as equipas de TI gerem a entrega de serviços de TI aos clientes. A abordagem de uma equipa de ITSM, pode ser estruturada para se alinhar às práticas de ITIL e influenciada pelos conceitos de Devops.