ITIL o que é
“ITIL o que é?” Antes de começar a ler sobre a certificação é importante, antes de mais nada, perceber como é que a framework information technology infrastructure library está estruturada.
O ITIL é, dessa forma, a framework de gestão de serviços IT mais aceite no mundo. Isto porque é um conjunto de boas práticas usadas por empresas e outras entidades para gerir os seus serviços de TI. Acima de tudo, proporciona uma estrutura para gerir e entregar diferentes serviços. Isto para que os utilizadores tenham uma experiência sempre igual. Para além disso, as suas práticas ajudam a obter uma boa qualidade de serviço. Assim como, ajudam a ultrapassar problemas que podem surgir na criação de sistemas de TI. Em suma, oferecer valor ao cliente.
Muitas empresas como a Microsoft, IBM e Boeing, já beneficiam, igualmente, do sucesso de usarem ITIL na gestão dos seus serviços de TI.
ITIL ou Information Technology Infrastructure Library o que significa
O ITIL é, em outras palavras, um acrónimo para Information Technology Infrastructure Library. Trata-se, dessa forma, de um conjunto de boas práticas para a gestão dos serviços de TI (ITSM – IT service management). Estas procuram, assim, alinhar os serviços de TI com as necessidades do negócio. Atualmente, a forma mais conhecida é ITIL 4.
ITIL (Information Technology Infrastructure Library)
As TI tornaram-se, dessa maneira, num mecanismo de entrega de serviços, essencial para todas as empresas. Isto porque, as empresas dependem de recursos informáticos complexos para manter os seus negócios e gerarem lucro. Dessa forma, este, veio permitir que as empresas definam e implementem processos repetitivos e documentados. Desse modo, as empresas constroem uma base processual mais segura. Esta pode, do mesmo modo, de forma mais fácil evoluir com o passar do tempo.
A Information Technology Infrastructure Library descreve processos, procedimentos, tarefas e checklists aplicados à gestão de serviços TI. Estes recursos permitem às empresas integrar as TI com a estratégia da empresa. Isto permite que vão entregando valor, ao mesmo tempo que vão mantendo os níveis de competência. Também permite estabelecer as linhas de base para que possam planear, implementar e avaliar. Estas linhas de base criam também uma base para mostrar que o que foi feito está de acordo com o que foi planeado e para além de medir as melhorias. Por fim, qualquer entidade pode aplicar estes elementos, pois não são específicos a nenhuma empresa ou área. A versão ITIL V3 estava associada ao ciclo de vida do ITIL que não continuou no ITIL 4.
Respondendo à questão “ITIL o que é?” – A história do ITIL
A Information Technology Infrastructure Library foi primeiro desenvolvido na Grã-Bretanha, na década de 80. O principal objetivo foi, assim, estabelecer um conjunto de boas práticas standards para utilizar nos centros de informação do governo. Desde então, foi sendo adaptado, revisto e ampliado para uma estrutura mais ampla. Dessa forma, todas as organizações de todos os tamanhos e indústrias podem utilizar esta framework.
Eventualmente, com o tempo, a Information Technology Infrastructure Library tornou-se um standard de facto na gestão de serviços de TI.
Desde Julho de 2013, que a Axelos detêm o ITIL. A AXELOS é uma joint venture entre a Capita e o Cabinet Office. A Axelos tem como funções, gerir atualizações à framework. Assim como, acreditar institutos de exames licenciados. E por fim, licenciar organizações para usarem a propriedade intelectual do ITIL. Desse modo, as entidades que pretendem dar formação nesta framework, devem acreditar-se junto da AXELOS como Authorized Training Organization (ATO). Isto porque, esta acreditação confirma o seu conhecimento e a sua capacidade para dar formação na framework. Por fim, as organizações que pretendem usar o esta metodologia na sua organização não necessitam de se licenciarem.
ITIL 4
O ITIL 4 lançou um Sistema de valor do serviço (Service Value System). Sendo este o principal componente do Information Technology Infrastructure Library é assim composto por 5 elementos principais:
Princípios orientadores
A Information Technology Infrastructure Library adotou alguns princípios orientadores que são também usados por outras frameworks como Agile, DevOps, PRINCE2, entre outras. Os principais são:
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- Foco no valor – é necessário gerar valor, quer seja direta ou indiretamente.
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- Comece onde está – Não é necessário partir do zero. Analise onde está, mantenha o que é bom, melhore o que pode ser melhorado e parta daí.
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- Avance de forma iterativa e vá obtendo feedback – Obter feedback constante permite que avance pequenos passos mas seguros. Não se esqueça de ir também avaliando o caminho a seguir.
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- Colabore e fomente a visibilidade – O trabalho das equipas deve ser totalmente transparente para os parceiros e outras partes interessadas.
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- Pense e trabalhe holisticamente – Responsabilidade End-to-End – o serviço e o SVS
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- Mantenha o serviço simples e prático – Não descure o tamanho dos processos, ferramentas e também dos recursos.
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- Otimize e automatize – As atividades humanas só devem ser usadas quando são mesmo necessárias. Para além disso, automatize o máximo possível.
Governança
Como é que a organização deve ser direcionada e controlada
Cadeia de valor de serviço
A cadeia de valor é composto por 6 atividades:
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- melhorar
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- empenhar-se
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- design e transição
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- obter / construir
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- entregar e apoiar
Práticas ITIL
As práticas eram anteriormente conhecidas como processos. Estas estão assim agrupadas em:
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- 14 práticas de gestão,
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- 17 práticas de gestão de serviços,
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- 3 práticas de gestão técnica.
Melhoria contínua
O Service Value System tem 3 níveis de melhoria contínua:
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- O modelo de melhoria contínua, como abordagem para implementar melhorias
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- Melhorar a atividade da cadeia de valor de serviço para assim, integrar melhorias na cadeia de valor
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- Prática de melhoria contínua para assim, apoiar as atividades de melhoria no dia-a-dia