ITIL Practices

As ITIL Practices servem, acima de tudo, para gerir os serviços de maneira rápida, eficaz e eficiente. Essas práticas foram, assim, projetadas para realizar um trabalho ou atingir um objetivo, que são necessários na prestação de serviços, em toda a cadeia de valor. Estas práticas concentram-se, por um lado, na gestão dos serviços e, por outro lado, em coisas externas ao serviço, como a cultura ou a tecnologia. Por outro lado, outra grande mudança do ITIL 4, foi a de promover um novo método de trabalho. Este reflete, por isso, a natureza diversificada e dinâmica das organizações e dos seus sistemas de informação.

O ITIL 4 propõe, assim, três categorias de ITIL Practices:

  • Em primeiro lugar – General Management Practices
    • As 14 práticas de gestão geral estão, assim, focadas nos aspectos de organização necessários ao sucesso dos serviços prestados.
  • Em segundo lugar – Service Management Practices
    • As 17 práticas de gestão de serviço estão, por isso, focadas em gerir os serviços específicos que estão a ser desenvolvidos, implementados, entregues e serão depois suportados. Estas foram, assim, desenvolvidas na gestão de serviço e em indústrias de ITSM.
  • Por fim – Technical Management Practices
    • As 3 práticas técnicas estão, assim, focadas em gerir aspectos técnicos específicos necessários à gestão de serviços. Em outras palavras, serve para controlar a infraestrutura e as plataformas usadas na organização, quer sejam internas ou de fornecedores externos.

ITIL Practices
ITIL Practices

ITIL – General Management Practices

As práticas de gestão geral que estão assim relacionadas com os aspectos da organização. Podem, assim, incluir:

ITIL – Service Management Practices

As práticas de gestão de serviços focam-se, acima de tudo, nos serviços específicos que estão a ser desenvolvidos, implementados, entregues e serão depois suportados. Estas podem, assim, incluir:

Technical Management Practices

As práticas de gestão técnica, estão, acima de tudo, focadas em gerir aspectos técnicos específicos necessários à gestão de serviços. Estas podem, assim, incluir:

Em suma

Em resumo, as práticas dividem-se em práticas gerais que estão relacionadas com os aspetos essenciais para o sucesso dos serviços. Por outro lado, existem também as práticas da gestão de serviço que estão focadas na gestão de serviços específicos que estão a ser criados, implementados, entregues e serão depois acompanhados. Por fim, existem as 3 práticas técnicas que estão ligadas aos aspectos técnicos essenciais à gestão de serviços.

Antes de tudo, as 34 práticas do ITIL 4 vieram substituir os 26 processos do ITIL V3. Estas práticas trouxeram, assim, ao ITIL uma nova forma de trabalhar mais holística. Ou seja que permite ver o “filme” no seu todo. Isto torna, assim, mais fácil alinhar o ITIL com métodos de trabalho mais ágeis como DevOps, Agile e Lean.

Para além disso, cada vez mais empresas estão a usar métodos ágeis para gerir as suas iniciativas para criar valor. Isto porque, estes métodos procuram entregar valor o mais cedo possível e trabalhar de mais perto com os clientes.

Por fim, o principal objetivo do ITIL é alinhar o trabalho do TI com o negócio e estas práticas vierem trazer essa transparência que há muito os praticantes de ITIL pediam.