ITIL Practitioner
ITIL Practitioner, Intermediate e Expert são 3 dos 5 níveis de certificação do esquema ITIL V3. Estas certificações não estão incluídas no esquema ITIL 4 e vão “desaparecer” no final de 2021, segundo o site da Axelos. Contudo, o novo esquema manteve os níveis Foundation e Master. Para além disso, criou os níveis ITIL 4 Managing Professional e ITIL 4 Strategic Leader. Contudo, o ITIL Master, no novo esquema, não tem o mesmo grau de exigência para ser atingido como tinha no esquema ITIL V3.
ITIL Practitioner
Atenção: Este nível do ITIL pertence ao esquema ITIL V3 e já não existe na versão ITIL 4.
Este é o segundo nível no esquema do ITIL depois do ITIL Foundation. Este foi, todavia, criado para fornecer um passo extra entre o nível foundation e o intermediate. Assim, este procura ajudar a melhorar a capacidade das pessoas em adotarem o ITIL na sua empresa.
Em suma, esta credencial oferece um guia prático em como adoptar e adaptar o ITIL, para apoiar os objetivos de negócio.
Sobre o ITIL Practitioner
O ITIL Practitioner cobre, acima de tudo, a abordagem sobre o Continual Service Improvement (CSI). Ou seja, a forma de estruturar qualquer iniciativa de melhoria. Para além disso, também trata de 3 áreas vitais para o sucesso de qualquer iniciativa de melhoria:
-
- gestão da mudança da organização,
-
- comunicação,
-
- medição e métricas.
Por fim, o Guia do ITIL Practitioner segue 9 guias de princípios:
-
- Focus on value
-
- Design for experience
-
- Start where you are
-
- Work holistically
-
- Progress iteratively
-
- Observe directly
-
- Be transparent
-
- Collaborate
-
- Keep it simple
Por fim, este princípios serviram de base aos novos princípios do ITIL 4.
ITIL Intermediate
Atenção: Este nível do ITIL pertence ao esquema ITIL V3 e já não existe na versão ITIL 4.
O nível ITIL Intermediate da certificação ITIL V3 é composto por módulos. Dessa forma, cada módulo tem um foco diferente no ITSM. Assim, cada pessoa pode fazer quantas qualificações intermédias quiser. Para além disso, os módulos deste nível tem mais detalhe que o nível Foundation e Practitioner. Ainda mais, fornecem uma qualificação reconhecida pela indústria.
Contudo, é recomendado que tenha trabalhado com os conceitos básicos de TI, para além de ter pelo menos 2 anos de experiência professional em gestão de serviços de TI. Isto é, antes de se submeter a qualquer módulo deste nível do ITIL.
Por fim, para completar o nível Intermediate, terá de frequentar um curso dado por uma das ATO da AXELOS. Ou seja, não pode estudar por si e depois fazer o exame.
Sobre o ITIL Intermediate
Os módulos dentro deste nível estão divididos em duas categorias – Service Lifecycle e Service Capability. Algumas pessoas podem querer concentrar-se num conjunto de módulos, mas poderão escolher e selecionar módulos de ambas as categorias. Assim podem combinar conhecimentos de gestão e área técnica.
Os módulos de Service Lifecycle são mais relevantes para aqueles que têm, ou que procuram, um papel como gestores ou líderes de equipa. São, assim, papéis que requerem a gestão de diferentes áreas ou trabalhar com diferentes equipas. Por fim, todos os módulos dentro desta categoria são adequados para aqueles que procuram focar-se no processo e nos elementos práticos usados, e nas capacidades de gestão precisas para entregas práticas de Service management de qualidade.
Os módulos do Service Lifecycle são:
-
- Service
-
- Strategy (SS)
-
- Design (SD)
-
- Transition (ST)
-
- Operation (SO)
-
- Service
-
- Continual Service Improvement (CSI).
Por outro lado, os módulos do Service Capability são mais aplicáveis aqueles que estão à procura de ganhar conhecimento especializado em um ou mais processos, com foco na execução do ITIL no dia-a-dia e como este interage com a empresa.
Os módulos do Service Capability são, assim:
-
- Operational Support and Analysis (OSA)
-
- Planning, Protection and Optimization (PPO)
-
- Release, Control and Validation (RCV)
-
- Service Offerings and Agreements (SOA).
ITIL Expert
Atenção: Este nível do ITIL pertence ao esquema ITIL V3 e já não existe na versão ITIL 4.
Esta qualificação é, assim, pretendida por todos aqueles que estão interessados em demonstrar os seus conhecimentos do esquema ITIL, no seu todo. Assim, o certificado é concedido aos candidatos que obtenham uma série de certificações ITIL e alcançaram uma base de conhecimento superior e skills baseado no ITIL Best Practices.
Acima de tudo, esta certificação irá beneficiar os seus detentores tanto no desenvolvimento pessoal como profissional, ao adicionar vantagens e progresso à sua carreira dentro do campo do ITSM.
Sobre o ITIL Expert
Por fim, terá de alcançar o nível ITIL expert se pretende progredir para o nível ITIL Master, que é a mais alta e última certificação no esquema ITIL.
Existem muitas formas de combinações entre os módulos, para aqueles que pretendem obter o nível ITIL Expert. Contudo, existem alguns requisitos chave que são necessários preencher:
-
- Todos os candidatos têm de ter a certificação ITIL Foundation
-
- Os candidatos devem ter ganho um mínimo de 17 créditos entre os módulos Foundation e Intermediate.
-
- Alguns créditos de qualificações mais antigas e certificações complementares podem contar para os 17 créditos.
-
- O módulo Managing Across the Lifecycle (MALC) deve ser feito com sucesso. Isto é necessário para atingir os 22 créditos mínimos, requeridos para o nível ITIL Expert.
Uma vez que tenha completado com sucesso todos os módulos de ITIL necessários para ter créditos suficientes, terá conseguido um conhecimento balanceado de todo o ITIL service lifecycle e poderá receber o certificado de ITIL Expert.
Portanto, os candidatos podem obter os 17 créditos através de vários caminhos, que representam diferentes combinações de cursos Foundations e Intermediate. Contudo, a experiência de muitas empresas de formação a nível mundial mostra que os alunos beneficiam por fazer o módulo Managing Across the Lifecycle (MALC), por tirar os módulos Continual Service Improvement e Service Strategy do nível Intermediate.